:: Planeta Aquário ::

Blog desenvolvido para todos aqueles que admiram peixes e aquários.
.................................................................................................................................................

sexta-feira, 5 de junho de 2009

....................................................................

Sou um grande admirador e apaixonado por aquários. Iniciante neste hobby de aquariofilia estou realizando um sonho de infância que é montar um belo aquário.
Incentivado por um primo, um amigo e um tio, estou conseguindo realizá-lo.

Marinheiro de 1ª viagem estou colando os vidros do aquário com a ajuda dos meus pais, e como já dito não tenho experiência alguma e está sendo uma dificuldade tremenda, mas um tanto engraçada.
Depois de um bom tempo pesquisando na internet as posições dos vidros, espessura e outras coisas mais, escolhi o tamanho que é de 1,20 X 0,60 X 0,60 e os peixes que eu mais gostei foram: Oscar (Apaiari), Green Terror, Jack Dempsey Blue Neon, considerados como peixes jumbos, peixes grandes que passam de 25 cm, são belos e cheios de graças.

Bem, postarei passo a passo da montagem do aquário e depois dele pronto atualizarei a medida que for modificando. Também será colocado algumas fotos de aquários dos amigos, parentes, etc... Espero que gostem.





Aí estão as primeiras fotos:
Preparando o fundo e as escoras para colar a parte de trás.



Passando a fita e limpando o vidro traseiro.


Parte de trás colada.


Colando e prendendo as laterais e a parte da frente com fitas.



Fazendo o acabamento.



Verificando se está confortável para os meus peixes... QUAQUAQUAQUA, brincadeira!!!

Está quase saindo. Breve postarei mais fotos.
Um forte abraço.

.

Óscar ou Apaiari - Astronotus ocellatus

Óscar Tigre

Óscar Albino Tigre

Óscar Red Ruby


Originário do Norte do Brasil onde é conhecido por Apaiari, o Óscar ( Astronotus ocellatus ) é um ciclídeo vivaz, porém muito temperamental e agressivo com outras espécies. Sua coloração varia do marrom ao vermelho-ferrugem e não é difícil encontrar indivíduos albinos. No seu habitat se alimenta de pequenos peixes, crustáceos, minhocas e larvas de insetos. O acasalamento é meio rude, ambos os peixes abrem a boca e enfrentam-se e depois limpam com a boca o local de desova, que chega a cerca de 300 ovos. Vivem em pequenos grupos em estuários e rios de pouca correnteza, onde os adultos chegam a medir 40 cm.

No aquário:
Comprimento máximo: 30 cm no aquário.
Reprodução: ovíparo, desova em pedras.
pH: ligeiramente ácido a neutro (6,8 a 7,0).
Temperatura: 24 a 28 ºC.
Aquário: grande, com plantas resistentes e luz moderada.
Comportamento: territorialista e predador..
.
Fonte: Cristiano Dalla Rosa e maniadeaquario.blogspot.com

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Terror Verde(Ciclassoma Green Terror)



.
Nome popular: Terror Verde
.
Nome científico: Aequidens rivulatus
.
Família: Cichlidae (Ciclídeos)
.
Origem: América do Sul (Equador e Peru)
.
Sociabilidade: sozinho ou casal
.
Comportamento: territorial e agressivo
.
pH: 7.2
.
Temperatura: 22ºC
.
Tamanho adulto: 20.0cm
.
Tamanho do aquário: 200L
.

Jack Dempsey Neon Blue


.
Nome científico: Cichlasoma octofasciatum
Origem: América do Norte e Central (México à Honduras)
pH: 7,3 a 7,6
Temperatura: 26ºC
Dureza: 14 dH
Tamanho adulto: 25cm
Tamanho do aquário: 300L
Alimentação: carnívoro
Reprodução: ovíparo
.
.
Um lutador, assim alguns definem esse peixe que por seu comportamento territorial e agressivo recebeu o nome de um famoso lutador de boxe que nocauteava seus adversários logo no início da luta, Jack Dempsey.
.
Apesar de sua fama, o Jack Dempsey não é um peixe tão anti-social, podendo ser mantido com outras espécies contanto que o aquário seja adequado. Em um tanque maior que 200 litros é possível mantê-lo com outras espécies, contanto que também possuam um temperamento ágil e saibam se defender de possíveis investidas do Jack Dempsey, ciclídeos de médio e grande porte são boas opções.
.
Mantê-lo com outros indíviduos da mesma espécie pode não ser uma boa opção, quando jovem será mais fácil, mas ao atingir a idade adulta, dificilmente o peixe aceitará a presença de outro da mesma espécie e, com certeza, o mais fraco sofrerá graves investidas.
.
Um aquário com muitas rochas e algumas plantas resistentes será um ambiente agradável para o Jack Dempsey, mas é bom lembrar que ele adora cavar o substrato e dessa forma um substrato com camada fértil não será adequado, além de que as plantas terão dificuldades para se enraizar, o que pode ser contornado plantando-as em vasos. Plantas de superfície podem ser uma boa opção pois dificilmente o peixe irá importuná-las e propiciarão um abiente com sombras, coisa que será apreciada. É bastante tolerante quanto aos parâmetros da água, um pH em torno de 7,5 e temperatura de 26ºC estará ótimo. A reprodução não é difícil e muito menos a identificação do sexo, quando jovem, o macho já costuma ser mais colorido, quando adulto isso fica ainda mais aparente pela quantidade de pintas azuis no corpo, além disso ele tem a nadadeira dorsal pontuda, já na fêma ela é arredondada.
.
Em um aquário só para o casal, com temperatura em torno de 28ºC, o macho, ao encontrar a fêmea madura, irá atraí-la para um local plano que eles limparão para ela depositar até 1000 ovos, imediatamente fertilizados por ele, após aproximadamente 48 horas, o ovos eclodirão e os alevinos consumirão o saco vitelino por 3 ou 4 dias quando os pais os levarão para um ninho (um buraco em alguma pedra ou cavado no substrato) utilizando a boca. Os pais cuidarão dos filhotes até começarem a nadar longe da família, então chegará a hora de separá-los. A alimentação do Jack Dempsey deve ser composta por alimentos com alto índice de proteína animal, rações para ciclídeos carnívoros, pequenos peixes, minhocas etc serão ótimas opções, para os filhotes forneça microvermes e náuplios de artêmia até conseguirem pegar ração esfarelada.
.